Não sabemos se “novo normal” é o termo certo, mas a situação já se mostra diferente da que encontramos no começo da pandemia do coronavírus. Isso pode ser uma boa notícia para o mundo da cultura, que sofreu um tremendo baque com a repentina interrupção de atividades em locais públicos. Alguns espaços têm aberto as portas aos poucos, seguindo orientações sanitárias de órgãos responsáveis sobre higienização, distância e outros fatores.
Um desses espaços é o Teatro Prudential. Sob medidas supervisionadas pela Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, a casa tem voltado à ativa aos poucos desde o início de Outubro e, agora, se prepara para receber um grande evento. Trata-se do Somamos Festival, que fará sua primeira edição entre os dias 14 e 28 de Novembro.
Com foco em jovens artistas independentes, o festival tem como proposta incluir a diversidade cultural dessa nova e criativa cena. O experimental roteiro vai da MPB ao soul, passando por samba, reggae, pop e muito mais.
Atrações
Um line-up de 12 atrações divide oito dias de evento em apresentações que serão realizadas ao ar livre.
No próximo dia 14 (sábado), o festival estreia com a apresentação de Mariana Volker, artista com a qual já conversamos anteriormente e que lançou, em 2019, seu disco de estreia Órbita. Na semana seguinte, nos dias 20 e 21, Chico Brown trará ao festival sua sonoridade eclética. Na mesma semana, a apresentação do dia 22 (domingo) ficará por conta do carioca Chico Chico e da gaúcha Duda Brack, que mesclarão suas musicalidades.
A semana seguinte contará com shows de quinta a domingo. No dia 25, Theo Bial e Quel farão show juntos. Na sexta (26), o palco será ocupado por Barbara Sut e Luciane Dom, duas vozes femininas da nova MPB. Já as bandas Pietá e Tuim farão shows no dia 27. A programação se encerra no dia 28, em que o duo Beraderos (apadrinhado por Milton Nascimento) vai tocar ao vivo, pela primeira vez, o novo single “Caminhar“.
Para as próximas edições do evento, que será realizado anualmente em Novembro, a curadoria será feita pelo próprio público. As indicações e a própria votação em si serão realizados de forma online. A inscrição para a edição de 2021 será aberta durante a realização do evento inaugural.
*Fonte: Tenho mais discos que amigos.